Tipos de Avaliação de Curso Disponíveis

Atualmente a plataforma tem 2 tipos de questionários de avaliação de curso específicos, desenvolvidos para a avaliação de percursos de aprendizagem online baseados em teorias construtivistas.

Com base nos resultados destes questionários, pode-se identificar os fenômenos sociais e tendências individuais que caracterizam os processos de aprendizagem ao longo do curso, com o objetivo de avaliar a adequação das práticas adotadas e otimizar estes processos. Uma análise mais completa sobre o uso destes questionários (em inglês) é disponível no seguinte endereço: http://dougiamas.com/writing/herdsa2002)


COLLES - Constructivist On-Line Learning Environment Survey

O questionário COLLES é formado por 24 declarações distribuidas em 6 grupos, cada uma das quais relativa a um ponto crucial de avaliação da qualidade do processo de aprendizagem no ambiente virtual:

Relevância Quão relevante é o processo de aprendizagem para a vida profissional do participante?
Reflexão Crítica As atividades on-line estimulam os processos de reflexão crítica dos alunos?
Interação Até que ponto os diálogos on-line são ricos, considerando um contexto educativo?
Apoio dos Tutores Em que medida as atividades dos tutores favorecem o desenvolvimento de habilidades de participação no curso on-line?
Apoio dos Colegas Os colegas se apoiam e se encorajam mutuamente em modo sensível?
Compreensão Os participantes e os tutores compreendem bem as comunicações recíprocas?

O construtivismo social tem como fundameto tórico a visão da aprendizagem como processo dinâmico. A aprendizagem é vista como uma atividade de elaboração conceitual em um ambiente carcterizado pela interação social. O construtivismo social é uma epistemologia, ou modo de saber, em que o novo conhecimento é construido através da colaboração recíproca, especialmente em um contexto de intercambio de experiências pessoais.

Um elemento central para a colaboração recíproca, é o desenvolvimento de competências de comunicação, ou seja, a habilidade de participar nas discussões com colegas e tutores em modo construtivo. As discussões devem ser orientadas à compreensão mutua e a atividades de reflexão crítica.

O questionário COLLES foi projetado para monitorar as práticas de aprendizagem on-line e verificar a medida em que estas práticas se configuram como processos dinâmicos favorecidos pela interação.

Estas informações foram adaptadas dos textos publicados pelos autores do questionário COLLES no seguinte endereço: http://surveylearning.com/colles/)


ATTLS - Attitudes to Thinking and Learning Survey

A teoria dos 'modos de saber', originalmente desenvolvida no campo da pesquisa sobre as diferenças entre os sexos (Belenky et al., 1986), compreende um instrumento de pesquisa para examinar a qualidade do discurso em um ambiente colaborativo.

O questionário Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS) é um instrumento desenvolvido por Galotti et al. (1999) para medir a proporção em que uma pessoa tem um saber 'conectado' (CK) ou um saber 'destacado' (SK).

Pessoas com valores CK maiores tendem a ver os processos de aprendizagem como experiências prazeirosas, cooperam com maior frequência, procuram ser agradáveis e demonstram interesse em construir a partir da idéia dos outros, enquanto as pessoas com valores SK mais altos tendem a ter uma posição mais crítica e criar polêmicas.

Os estudos demonstraram que estes dois estilos de aprendizagem são independentes (Galotti et al., 1999; Galotti et al., 2001). Além disso, são apenas reflexos das atitudes em relação à aprendizagem, e não das capacidades de apender ou do poder intelectual.

Belenky, M. F., Clinchy, B. M., Goldberger, N. R., & Tarule, J. M. (1986). Women's Ways of Knowing: The Development of Self, Voice, and Mind. New York: Basic Books, Inc.

Galotti, K. M., Clinchy, B. M., Ainsworth, K., Lavin, B., & Mansfield, A. F. (1999). A New Way of Assessing Ways of Knowing: The Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex Roles, 40(9/10), 745-766.

Galotti, K. M., Reimer, R. L., & Drebus, D. W. (2001). Ways of knowing as learning styles: Learning MAGIC with a partner. Sex Roles, 44(7/8), 419-436.

Índice de todos os textos de ajuda
Show this help in language: English

Curso de PMP, Curso de PMI, Treinamento de PMP, Treinamento de PMI, Curso de ITIL, Treinamento ITIL, Curso de SAP, Treinamento SAP, Trainning Education, Certificação ITIL, Curso Cobit 4.1, Treinamento Cobit 4.1, Curso BPM, Treinamento BPM, Curso BPMN, Treinamento BPMN, Curso ABAP, Treinamento ABAP, Curso Mainframe, Treinamento Mainframe, Cursos, exames, apostilas, tutorial, downloads, Treinamento ITIL V3 Foundation, Treinamento SAP Foundations, Treinamento COBIT 4.1 Foundations, Treinamento PMI, Treinamento PMP Exame. Curso ITIL V3 Foundation, quero fazer, cursar, Curso SAP Foundations, endereço, Curso COBIT Foundations, Curso PMI, Curso PMP Exame, Curso Analista de Negócios de TI, Curso SAP BW, ABAP, Gestão de Projetos, Gerenciamento de projetos, Curso mapeamento de processos, Treinamento mapeamento de processos, Oracle, curso de oracle, gratuito, treinamento oracle, dba, dbe, banco de dados oracle. Aluguel de salas de aula, aluguel de sala, locação de sala, aluguel de auditórios, locações, salas. Treinamentos em todo Brasil - São Paulo - SP, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - BH, Curitiba, Campinas, Brasilia, mais barato.

Curso de PMP, Curso de PMI, Treinamento de PMP, Treinamento de PMI, Curso de ITIL, Treinamento ITIL, Curso de SAP, Treinamento SAP, Trainning Education, Certificação ITIL, Curso Cobit 4.1, Treinamento Cobit 4.1, Curso BPM, Treinamento BPM, Curso BPMN, Treinamento BPMN, Curso ABAP, Treinamento ABAP, Curso Mainframe, Treinamento Mainframe, Cursos, exames, apostilas, tutorial, downloads, Treinamento ITIL V3 Foundation, Treinamento SAP Foundations, Treinamento COBIT 4.1 Foundations, Treinamento PMI, Treinamento PMP Exame. Curso ITIL V3 Foundation, quero fazer, cursar, Curso SAP Foundations, endereço, Curso COBIT Foundations, Curso PMI, Curso PMP Exame, Curso Analista de Negócios de TI, Curso SAP BW, ABAP, Gestão de Projetos, Gerenciamento de projetos, Curso mapeamento de processos, Treinamento mapeamento de processos, Oracle, curso de oracle, gratuito, treinamento oracle, dba, dbe, banco de dados oracle. Aluguel de salas de aula, aluguel de sala, locação de sala, aluguel de auditórios, locações, salas. Treinamentos em todo Brasil - São Paulo - SP, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - BH, Curitiba, Campinas, Brasilia, mais barato.