Avaliações

As mensagens individuais podem ser classificadas segundo uma escala baseada na teoria do saber conectado e destacado. Esta teoria oferece novas perspectivas de observação das interações humanas, descrevendo dois modos diversos em que as pessoas avaliam e aprendem as coisas que vêem e ouvem. Embora cada um de nós possa usar estes dois métodos, em diversas proporções e momentos, pode ser útil imaginar dois exemplos de pessoas: uma que demonstra sobretudo saber destacado (Jim), e uma caracterizada principalmente pelo saber conectado (Mary).

  • Jim prefere ser tão 'objetivo' quanto for possível, evitando sentimentos e emoções. Ele tende a defender as suas próprias idéias em discussões com pessoas que têm opiniões diferentes, e usa a lógica para encontrar falhas nas idéias de seus oponentes. Ele critica todas as idéias novas que não forem fatos comprovados ou cujas fontes não sejam 'respeitáveis', como livros e professores respeitados, ou de sua experiência direta. Jim é caracterizado por um saber destacado.
  • Mary é mais sensível à opinião de outras pessoas. Ela favorece a empatia, tende a ouvir e fazer perguntas, e procura entender o ponto de vista dos outros. Ela aprende compartilhando as experiências que levaram outras pessoas a atingir um determinado conhecimento. Nas discussões, evita o confronto, e frequentemente tenta ajudar, se encontra o modo de fazê-lo, usando sugestões. Mary é caracterizada por um saber conectado.

Você notou que nestes exemplos o saber destacado caracteriza um homem e o saber conectado caracteriza uma mulher? Alguns estudos mostram que, estatisticamente, este é o caso frequente, embora o saber de cada pessoa possa estar em qualquer parte do espectro entre estes extremos. Para que um grupo de aprendizagem colaborativa seja eficaz, o ideal é que cada pessoa seja capaz de proceder segundo os dois modos de saber. Em certas situações como o fórum, uma mensagem enviada por alguém pode mostrar uma destas características, ou ambas. Pode ser que uma mensagem que expresse saber conectado tenha sido enviada por uma pessoa que normalmente é caracterizada pelo saber destacado, e vice-versa. O objetivo de classificar cada mensagem segundo estes critérios é:

  1. ajudar você a refletir sobre o seu próprio modo de saber, quando lê as mensagens dos outros;
  2. dar um feedback a cada autor, para que saibam como são vistos pelos outros.
Os resultados servem apenas para melhorar a comunicação e a aprendizagem. Em nenhum modo, afetam a avaliação do participante.

Refer~encias a papers escritos por autores que desenvolveram esta ideias:

  • Belenky, M.F., Clinchy, B.M., Goldberger, N.R., & Tarule, J.M. (1986). Women's ways of knowing: the development of self, voice, and mind. New York, NY: Basic Books.
  • Clinchy, B.M. (1989a). The development of thoughtfulness in college women: Integrating reason and care. American Behavioural Scientist, 32(6), 647-657.
  • Clinchy, B.M. (1989b). On critical thinking & connected knowing. Liberal education, 75(5), 14-19.
  • Clinchy, B.M. (1996). Connected and separate knowing; Toward a marriage of two minds. In N.R. Goldberger, Tarule, J.M., Clinchy, B.M. &
  • Belenky, M.F. (Eds.), Knowledge, Difference, and Power; Essays inspired by “Women’s Ways of Knowing” (pp. 205-247). New York, NY: Basic Books.
  • Galotti, K. M., Clinchy, B. M., Ainsworth, K., Lavin, B., & Mansfield, A. F. (1999). A New Way of Assessing Ways of Knowing: The Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex Roles, 40(9/10), 745-766.
  • Galotti, K. M., Reimer, R. L., & Drebus, D. W. (2001). Ways of knowing as learning styles: Learning MAGIC with a partner. Sex Roles, 44(7/8), 419-436.

Índice de todos os textos de ajuda
Show this help in language: English

Curso de PMP, Curso de PMI, Treinamento de PMP, Treinamento de PMI, Curso de ITIL, Treinamento ITIL, Curso de SAP, Treinamento SAP, Trainning Education, Certificação ITIL, Curso Cobit 4.1, Treinamento Cobit 4.1, Curso BPM, Treinamento BPM, Curso BPMN, Treinamento BPMN, Curso ABAP, Treinamento ABAP, Curso Mainframe, Treinamento Mainframe, Cursos, exames, apostilas, tutorial, downloads, Treinamento ITIL V3 Foundation, Treinamento SAP Foundations, Treinamento COBIT 4.1 Foundations, Treinamento PMI, Treinamento PMP Exame. Curso ITIL V3 Foundation, quero fazer, cursar, Curso SAP Foundations, endereço, Curso COBIT Foundations, Curso PMI, Curso PMP Exame, Curso Analista de Negócios de TI, Curso SAP BW, ABAP, Gestão de Projetos, Gerenciamento de projetos, Curso mapeamento de processos, Treinamento mapeamento de processos, Oracle, curso de oracle, gratuito, treinamento oracle, dba, dbe, banco de dados oracle. Aluguel de salas de aula, aluguel de sala, locação de sala, aluguel de auditórios, locações, salas. Treinamentos em todo Brasil - São Paulo - SP, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - BH, Curitiba, Campinas, Brasilia, mais barato.

Curso de PMP, Curso de PMI, Treinamento de PMP, Treinamento de PMI, Curso de ITIL, Treinamento ITIL, Curso de SAP, Treinamento SAP, Trainning Education, Certificação ITIL, Curso Cobit 4.1, Treinamento Cobit 4.1, Curso BPM, Treinamento BPM, Curso BPMN, Treinamento BPMN, Curso ABAP, Treinamento ABAP, Curso Mainframe, Treinamento Mainframe, Cursos, exames, apostilas, tutorial, downloads, Treinamento ITIL V3 Foundation, Treinamento SAP Foundations, Treinamento COBIT 4.1 Foundations, Treinamento PMI, Treinamento PMP Exame. Curso ITIL V3 Foundation, quero fazer, cursar, Curso SAP Foundations, endereço, Curso COBIT Foundations, Curso PMI, Curso PMP Exame, Curso Analista de Negócios de TI, Curso SAP BW, ABAP, Gestão de Projetos, Gerenciamento de projetos, Curso mapeamento de processos, Treinamento mapeamento de processos, Oracle, curso de oracle, gratuito, treinamento oracle, dba, dbe, banco de dados oracle. Aluguel de salas de aula, aluguel de sala, locação de sala, aluguel de auditórios, locações, salas. Treinamentos em todo Brasil - São Paulo - SP, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - BH, Curitiba, Campinas, Brasilia, mais barato.